disse low cost ?

esta é a pergunta, existem de facto, "casamentos low cost" ? Gostávamos de dizer que sim, mas se pensarmos bem no assunto, uma dúvida de imediato nos assalta, o que é mesmo um low cost ? há um preço especial de referência ? e esse preço (caso exista) abrange exactamente o quê ? Bem sabemos que os casamentos custam (e sempre custarão) o que cada um quiser. Se pensarmos que para casar, existem despesas às quais é quase impossível fugir - catering, espaço, convites e despesas com a cerimónia. Então se ficarmos por aqui, poderemos dizer que estamos no básico para podermos organizar um casamento. Mas continua a não ser um "low cost", no final, a factura será o resultado dum exercício entre o que se pretende e o que se pode pagar. Mas isto é fazer uma gestão cuidada do orçamento, não é um "casamentos low cost". Tal coisa não existe mesmo. Ou estamos dispostos a gastar sem olhar para os números ou, consideramos um máximo que nos deixará confortável para cada rubrica necessária.

E porque os mitos crescem rápido nas nossas cabeças, e a percepção actual, é de que podemos fazer uma festa fantástica, com muito pouco dinheiro, será talvez melhor contrariar essa ideia descendo à terra. Odiamos pensar que temos pouco dinheiro para tudo o que queremos, mas esse é o ponto de partida ! Quanto temos para gastar e onde queremos gastar ! Se seguir esta ideia, então poderá fazer um casamento maravilhoso, e com tudo o que considera (mesmo) indispensável para o seu grande dia.

Se está no ponto quente de "fazer contas", abra uma folha no excell (o maldito) e comece a delinear o seu número final. Poderá por exemplo, começar a pensar no máximo que pretende gastar por convidado, é um ponto de partida, mas não pode ser "o número", concentre-se nos grandes valores, pois a soma desses é que pode no final comprometer muita coisa. E agora não se renda a conceitos pouco concretos, imagine o casamento que sempre sonhou num budget realista e controlado. No guia prático "Queres Casar Comigo ?" escrito por mim e pela Susana Esteves Pinto, poderá encontrar mais dicas e sugestões para planear de forma prática e sem sustos o seu dia mais querido. 

como fizemos - parte II

e se gostaram de conhecer um casamento por dentro, fiquem com a parte II. O tempo estava caprichoso mas na hora H, saibam que o sol brilhou e tudo foi ainda melhor do que imaginamos. Antes de sairmos de cena, um obrigado ao Luís e Cláudia que aceitaram o desafio de correrem atrás de nós e fotografarem passo a passo, tudo e tudo. Para a Joana e David que desde o início, se prestaram a "serem invadidos" de forma muito gentil,  e agora sim, o último obrigado para a IMANI Country House - eficiência, um cuidado extremo em tudo e...... toneladas de simpatia - tudo o que é mesmo necessário para um casamento perfeito. Divirtam-se com o grande final !

como fizemos - parte 1

para quem insiste em dizer que pôr um casamento de pé é tarefa fácil, diremos que o mais difícil é chegar aquilo que se pretende. Muitas vezes, o tempo de concepção é tão demorado quanto tudo o que há para fazer no dia D. A visão é sempre o começo ... e quando se chega aqui muitas horas passaram, existe muito esforço (mental e físico) por detrás destas horas finais em que tudo fica alinhado e bonitinho como se quer ! Fiquem com este making of  dum casamento real. Aqui é a "doer", tudo tem um timming apertadíssimo, um planeamento ao qual não se pode fugir e uma enorme responsabilidade. Este é um momento único e irrepetível, segundas oportunidades neste trabalho não existem. Se podíamos fazer outra coisa ? claro que podíamos .... mas há poucas actividades onde a melhor recompensa se resume a sorrisos cheios de satisfação, e nós por cá gostamos disso !

a 1ª Conferência - Destination Wedding em Portugal

não sei se lhe passou ao lado, mas no passado dia 12.Março, o The Destination blog, organizou e acolheu, a primeira conferência em Portugal subordinada ao tema "destination wedding". Para nos falarem de assuntos pertinentes, o The Destination, trouxe a Portugal, pessoas verdadeiramente influentes e as melhores representantes de mercados alvos. Liene Stevens - Think Splendid (EUA), Manoela César - blog Colher de Chá (Brasil), Fernanda Silva - Wedding-Luxe (Suiça), Naoise McNally - blog One Fab Day (Irlanda) e Esther Friedrich - blog Belle and Chic (Alemanha). Reunir melhor painel era impossível, e o que disseram para nós e de nós, claramente deixou-nos a ideia, de que estamos no bom caminho. Mostramos para fora, a paisagem, os lugares mais especiais, a qualidade dos serviços, o lado mais cosmopolita da capital e alguns segredos românticos e únicos do país. Foi verdadeiramente, "uma viagem de charme à portuguesa" . Foi só para profissionais do ramo, mas o que se aprendeu também se aplica ao cliente interno - para os nossos noivos, toda a experiência é capital a não descurar, pois são eles que estão mais próximos de nós e, felizmente, também mais exigentes. Para quem está em processo de casamento ou irá casar no próximo ano, o que ficou desta conferência, também se aplica a si. Apesar do mercado estar francamente melhor, os profissionais terem madurado, e a experiência adquirida, se reflectir em maior e melhor oferta, é bom não esquecer que a qualidade é um processo diário, e muito dinâmico. Há que trabalhar com afinco com ética e com um sentido apurado de orientação para o cliente - da sua parte, embarque também nesta maravilhosa aventura, seja exigente com as suas escolhas, não se fique só pelo factor preço e procure as melhor fontes para encontrar o "seu fornecedor". Por agora fique com as bonitas imagens desta aventura que foi, a 1ª International Wedding Conference em Portugal, e partilhe connosco, os melhores momentos ! 

a organização esteve a cargo da Rita Weddings, a decoração bonita e materiais são da Catarina Batista Interiores e por fim as imagens (tão) bonitas dos LOOK IMAGINARY

dê estilo ao seu ambiente

se anda à procura dum estilo próprio para a sua festa e não sabe por onde começar, concentre-se em duas ou três ideias, para começar sem stresses :

comece pela escolha da sua paleta de cores - sabemos como é difícil deixar de fora todas as cores de que gostamos, mas lá terá que ser. Até quatro cores tudo ficará mais fácil, mais que isso, pode deixá-la em estado de confusão total. Confira com a sua decoradora, que as cores escolhidas, estão em sintonia com o espaço que escolheu. Mas se é daquelas que gosta de ambientes limpos e minimalistas, não hesite ! uma cor única e os seus vários tons, estão cada vez mais a ser experimentados - o resultado é um ambiente muito elegante, limpo e apelativo a uma certa calma.

escolha com cuidado o set-up das mesas/sala - seja qual for o estilo da sua festa, este tema é sempre importante. Aconselhe-se e deixe-se guiar por quem sabe. Uma mesa bonita torna o ambiente mais cuidado e agradável. A escolha das flores é um assunto importante. Digam o que disserem, as flores são o centro das atenções (forma, disposição, estilo) por isso, não descure um bom aconselhamento profissional. Caprichar nos detalhes, contribui para um resultado final irrepreensível. Um marcador de mesa bonito pode só por si, decorar a mesa. Esqueça objectos pequenos e sem interesse, aposte em peças de tamanho médio e design interessante. Less is more como sabe ! Atenção à luz, quer concerteza,  aquela média luz, romântica e tão favorecedora ...  sim, mas então não queira poupar nas velas. De todos os tamanhos e feitios !!! nunca são demais. Encontre um ponto de interesse na sala. Torne-o ainda mais interessante com um arranjo floral de grandes dimensões e algumas lanternas - às vezes é suficiente para tornar uma sala fria e vulgar, num local mais quente e harmonioso.  

uma sala de visitas ao ar livre para se ver e ser visto - mas para atrair os seus convidados, ela tem que ser bem pensada e cuidada. Divida o espaço em dois ou três ambientes - tudo depende do número de convidados. Use material diversificado, não queira uma sala de visitas muito séria e cheia de sofás todos gémeos, aposte em misturas inesperadas - cadeiras diferentes, pouf´s de várias cores e almofadinhas bonitas. Pendure lanternas das árvores e se o jardim é só de verdes, leve flores rústicas para dar cor. Surpreenda os amigos com letras iluminadas (as suas claro) e mantinhas para o frio da noite.

e agora algumas decorações, by Design Events :)