post #5 fortes como uma rocha

Tudo apontava para que o início da época iria ser de felicidade e abundância, mas parece que de repente, tudo se virou de pernas para o ar. Estamos perplexos, assustados e sem saber muito bem o que pensar quanto ao nosso futuro.

Estamos preocupados com tudo e também com o nosso negócio. E bem nos devemos preocupar - sem dramas, mas tendo consciência de que algo nas nossas vidas mesmo que temporariamente, irá mudar.

Aqueles que tem o seu negócio assente essencialmente, nos destination weddings, têm razão para isso. Mesmo que as restrições a viajar não se tornem drásticas de todo, o clima de confiança está desde já comprometido. A quebra por muito pequena que seja, terá sempre impacto no nosso pequeno mercado e sobretudo, nas nossas muito micro empresas que pela sua natureza, têm maiores dificuldades em resistir a épocas de recessão.

Mas serão só os casamentos de estrangeiros que estarão em causa ? Cremos que não. À semelhança dos outros mas por razões bem diferentes e locais, é provável que os casamentos nacionais sofram também, com o assunto. Talvez com uma taxa de desistência menor mas, mesmo assim, deveremos contar com algumas desistências ou, constrangimentos doutra natureza. Dependendo do comportamento da epidemia, e do evoluir da situação mundial, deveremos esperar e prepararmo-nos, para um crescimento menor no sector. Isto é a realidade actual e que nos escapa ao controlo, o que deveremos pensar de tudo isto?

Muito mais que entrarmos em depressão, devemos aproveitar este tempo para aprender. A sermos mais resilientes antes de tudo. Estudar o nosso negócio, as suas dependências e aquilo a que podemos chamar, os nossos pontos críticos. Este é o trabalho que cada um pode fazer no curto prazo e enquanto o maldito vírus não nos largar. Mas também podemos aproveitar o tempo para reequacionar como nos relacionamos uns com os outros. Mais uma vez, teremos os mesmos problemas e seremos postos perante situações novas, para as quais ainda não temos a sábia solução. São estes desafios, que cada um de nós irá enfrentar sozinhos e desprotegidos (como sempre), e que se tornaram gigantescos. O dialogo entre pares será sempre a melhor solução. Não se trata de pormos a nú o negócio de cada um, trata-se de cultivarmos soluções, maneiras de dar a volta às dificuldades, de ouvirmos problemas idênticos aos nossos e como cada um encontrou a SOLUÇÃO. Tempos difíceis exigem medidas extremas, mente aberta e um pouco de espírito colectivo. Tudo o que ajuda a criar um mercado forte, profissionais que se comprometem e um conhecimento transversal e democrático. Vamos ouvir, contar a nossa estória e procurar juntos grandes soluções. Este é mais um desafio da grande globalização e devemos estar à altura do momento.

Cuidem-se e muitos

XoXo’s | Mª João

imagem | Gustavo Simões Photographer

imagem | Gustavo Simões Photographer

post #4 A importância das flores

Quando chega a Primavera, a natureza estala de cores e formas bonitas. É o tempo de flores maravilhosas e onde escolher é uma perfeita loucura. Queremos todas e em todas as cores. Mas para os Noivos, é a altura das grandes decisões. Sabemos que estará a olhar com mais atenção para o seu moodboard e a pensar, quais as que melhor se adaptam à sua decoração e ainda mais especificamente, ao mood das suas mesas. Sejam uns autênticos experts do assunto, ou não pesquem mesmo nada, certo é que alguém espera ouvir o que lhes vai na cabeça. Mas nada de pânicos, afinal de contas só precisam saber algumas dicas para explicarem direitinho o que querem.

Importante mesmo, é não quererem flores de Inverno quando vão casar no Verão. Bem há casos em que isso é possível, mas como são pessoas responsáveis e grandes amigos do ambiente, não vão querer que as meninas atravessem o globo para chegar à vossa mesa.

Então esta é a primeira (e mais importante) dica : escolham flores de época. Gastarão um pouco menos pois podem ser compradas facilmente, no mercado local o que é sempre bom.

A segunda dica é todo um exercício que podem (devem) fazer com a vossa wedding planner ou florista. Prestem atenção ao design floral mas peçam conselhos, sobre as flores adequadas. Se vão estar no exterior, optem por floras mais robustas. O ar seco ou vento são dois factores climáticos, que podem arruinar rapidamente, um bonito arranjo. Se a festa vai ser no interior, podem optar por flores mais delicadas, mas não esquecer as horas de ar condicionado a que vão estar sujeitas.

E última dica, na hora da escolha, mantenham a mente aberta. Flores do campo, só mesmo as que são apanhadas por lá, e quem tem um negócio de flores não anda propriamente nesse circuito. As cores do Pinterest às vezes estão longe da realidade. Se estão em dúvida peçam uma amostra do que tem na cabeça. Há profissionais que tem um custo associado para o ensaio, mas nada de mais e ficam mais descansados quanto ao assunto.

Agora vamos lá aprender a identificar por época as meninas e os respectivos nomes, mais que não seja daquelas que tanto gostam.

XoXo | Mª João

post #3 As tendências

Ainda não refeitos da entrada da nova década, esperamos com excitação duas notícias : a cor do ano, e quais as tendências em flores e decoração para o sector dos casamentos.

Como já sabem, o senhor Pantone disse-nos que o azul será a cor da nossa vida durante os próximos 12 meses. Confesso que fiquei a bater palminhas. Adoro (quase) todos os azuis. E muito em especial, os mais estranhos: azul cinza, azul esverdeado, azul tormenta e muitos mais. Está a parecer um catalogo de tintas mas não :). E podem crer que existem muitos mais, e qual deles o mais refinado.

Se eu acho que vamos usar muito esta cor ? talvez ! Se eu sou uma entusiástica da cor ? Pois SIM !

Quanto à moda das “novas” flores o meu entusiasmo é muito menor. Sim, gosto de flores secas, mas desde que o processo seja o mais natural possível. Nada como colher tudo o que o campo em final de estio, nos oferece. E sim isto são flores naturais e … secas. É também certo e sabido, que iremos todos acreditar que pelo facto de não serem flores frescas, serão bastante mais baratas. Gostava que estivéssemos certos mas não é o caso. Quaisquer 200grs destas meninas tem um custo que oscila entre os 7 e os 12€ e não dá para preencher a cova dum dente. Portanto, se está a pensar tudo em secos, não espere pechinchas.

E agora o mais importante, serão elas mais amigas do ambiente ? Nem por isso. O termo “bleached” ou branqueado é tão somente, um processo químico para deixar as flores com aquele branco níveo. Ora este processo será amigo de muita gente mas do ambiente é que tenho a certeza que não.

Mas chega de más notícias. Este vai ser também um ano de algumas (boas) mudanças. Iremos com certeza, ter menos grinaldas natalícias e vamos passar a próxima saison, a recriar ambientes diferentes e mais contemporâneos. Pessoalmente estou entusiasmada com a nova frescura que está a surgir. As mesas depuradas, branquinhas e sem excessos parecem tomar o seu lugar em força. Vejo com bons olhos, os novos ambientes a cheirar a deserto para o lounge de fim de tarde e não vejo a hora de poder integrar nas decorações, os nossos barros a nossa cestaria e tudo o mais que nos representa bem. Sustentabilidade é a palavra de ordem e isso sim é uma grande trendy. E não se preocupem muito com o estilo, o que importa mesmo é que a vossa mesa de Noivos vos represente na perfeição.

XoXo | Mª João

imagem | Gustavo Simões para Design Events Wedding

imagem | Gustavo Simões para Design Events Wedding

post #2 queremos mesmo ser "verdes" ?

Vemos com satisfação, que finalmente outras vozes se juntam a nós, no sentido de trazer para o sector dos
casamentos, uma consciência mais verde e mais responsável. E a questão é ... o que cada um de nós que trabalhamos nesta bolha, estamos dispostos a fazer pela qualidade do ambiente e como podemos somar o nosso grãozinho. Mas ainda mais importante, é motivar os parceiros e clientes para a causa.

Então o que podemos fazer ? a nossa resposta é TUDO! sim, podemos começar por pequenas resoluções e práticas diárias que a médio prazo, passarão a ter um impacto de relevo. A festa do casamento é o grande mix de serviços, produtos e lixo, e o impacto ambiental é relevante.

Mais que hábitos, é a nossa maneira de pensar que terá que mudar. E, sem pensar em objectivos difíceis de cumprir, concentremo-nos em pequenas mudanças que somadas darão um resultado importante e que ajudará à mudança. Há já alguns anos, que tentamos motivar  os nossos queridos Noivos. Procurem as nossas sugestões sobre o assunto, aqui, e  aqui, mas temos que fazer mais e melhor.  A situação exige "pensar simples" "praticar com afinco" . E se tudo começasse mais ou menos assim ...?

  • contratando tudo localmente. Ao optarmos por fornecedores/produtores locais, evitam-se transportes longos e não amigos do ambiente, preços mais altos e, nalguns casos até, produtos menos frescos. Escolhendo produtores locais, é comprar à porta da festa, e tem benefícios para todos: de preço, ausência de transporte longo, aligeiramos a nossa pegada e ajudamos a economia local, tornando-a sustentável;

  • comprometendo os parceiros, o uso do plástico nesta e noutras festas, é enorme. Basta pensar no lixo variado que se produz. Motive a equipa maravilha a usar só embalagens e sacos bio degradáveis. Sim, sabemos que são um pouco mais caros mas a responsabilidade social das empresas é uma obrigação, não um custo;

  • reciclar é imperativo ! vivemos rodeados e obcecados por imagens bonitas, tudo perfeitinho e a cheirar a novo, queremos que no final, tudo tenha o selo da nossa expertise e criatividade mas ... sim tem um custo, e elevado. O que podemos reciclar sem que o resultado da nossa imensa criatividade não fique comprometido? Velas, são milhares no final da saison, que irão
    para o caixote do lixo. Porque não dar-lhe uma segunda vida ? Reaproveitadas para a decoração exterior, para mesas de apoio, iluminar caminhos e muito mais, pode ser uma opção;

  • Não há casamento sem flores bonitas (parte 1), mas porque só achamos graça a flores que viajam imensos quilómetros, e que muitas vezes até atravessam continentes? Aconselhar devidamente o cliente é um dever. Não podemos apresentar um moodboard cheio de bonitas flores de Inverno, quando o casamento vai acontecer no Verão. Não existem flores feias, todas são importantes. Compete-nos a nós os profissionais, apresentá-las no seu melhor.

  • Não há casamento sem flores bonitas (parte 2), acabada a festa, temos um monte de flores sem saber o que lhe fazer, será o lixo o único caminho ? Pois não ! ofereça, aos convidados e família, a instituições locais, aos familiares que não foram ao casamento, mas que ficarão
    contentes de receber um belo ramalhete, com uma dedicatória especial do novo casal. Reciclar com a cabeça e o coração.

Haveremos de voltar ao assunto, no entretanto, seja fornecedor ou um feliz cliente pronto a casar, junte-se à discussão, com sugestões ou conselhos práticos. Todos e tudo serão muito Bem-Vindos!

Kisses | Mª João

imagem | Fotografamos

imagem | Fotografamos

post #1 adeus 2019 !

O ano novo está a horas de chegar e é a altura ideal para pensarmos no próximo caminho e ao mesmo tempo, desejar-lhe que o novo venha acompanhado de muita esperança e força para alcançar os nossos/seus desejos. Reparamos que este post está a ser escrito passado um ano do último ! como o tempo passa a correr … não concedendo mesmo, segundas oportunidades.

Então a modo de recuperação, deixe-me dar-lhe algumas novidades. Esta é a nossa casa de sempre, mas agora renovada. Pintamos, arrumamos a mobília e acrescentamos uns detalhes bonitos. Aqui o nosso canto do costume está (para mim) bem mais arrumadinho e com um ar luminoso - apetece ficar por aqui não acha ? Venha quando quiser e fique o tempo que lhe apetecer, queremos muito, continuar a contar sempre com a sua companhia.

O ano foi péssimo, aliás ainda brindava e já adivinhava a borrasca - não pergunte como, mas às vezes temos aquelas intuições … coisa de “gaja” dirá, mas é o que é. Passando por problemas de saúde, muita confusão e ainda o facto do meu querido Doggy resolver deixar-me de forma abrupta, tudo aconteceu. Acreditava que iríamos envelhecer os dois bem juntinhos a fazer as piores parvoeiras do costume e zás. Fiquei destroçada e ainda não acredito que aconteceu mesmo. Portanto, continuo danadíssima com ele, com a perda, com a falta da alegria que só um cão nos dá. Desculpem o desabafo tão pessoal, e pouco costumeiro, mas tenho que justificar a longaaaaa ausência.

Mas a vida tem que continuar e vamos às novidades ! Se der um salto aos “Serviços”, vai logo ver que mudamos e não é só uma questão de design. Passados doze (longos) anos, é tempo de deixarmos em definitivo, o serviço de wedding planner puro e duro. Continuaremos a aconselhar e a desenhar um belo casamento, mas num contexto mais curto, mais de conceito e menos operacionalidade. Acreditamos que o mercado - apesar de tudo o que de bom tem acontecido, ainda não madurou o suficiente para esta função tão complexa, pesada e que nos rouba tempos infinitos e muito de nós. Entendemos que sem a valorização devida e necessária, não faz sentido o desgaste. Foi bom, mas agora é altura de mudança, e, para os Noivos que confiam na nossa capacidade e experiência, desenhei um pequeno serviço de assessoria que cobrirá as maiores necessidades. Simples e eficaz como gosto !

Voltando às origens iniciais, alargamos e afinamos, a oferta do nosso serviço de decoração e flores. Já sabem que depois do meu cão as flores são um caso ! São o nosso momento, zen … e que bem fazem à cabecinha. Esta mudança vai ser formidável para os Noivos, é um verdadeiro 2 em 1 fabulástico, Não vejo o momento de meter a mão nas tesouras para os ensaios. O design floral e uma decoração fantástica, é, a partir de agora, o que queremos mesmo (só) fazer. Com os timings necessários, para pensar, criar e executar.

P9020319.JPG

Temos mais algumas novidades mas essas ficam para a próxima, agora temos que receber o Novo Ano e pedir-lhe que seja gentil e pacífico, que o mundo ultimamente está de cabeça às avessas. Fique bem, volte sempre e obrigada por nos acompanhar :)

Este novo ano no calendário chinês, será o ano do Rato e que … dizem eles, será muito auspicioso. Veremos !

Mª João Soares

XoXo