estamos confusos ou é mesmo assim ?

Não sei se por ignorância ou por desconhecimento absoluto, diariamente, os media transmitem-nos informação, irrelevante, descuidada e muito pouco transparente. Vejo com espanto, algumas dessas,  também serem vinculadas por profissionais desta pequena indústria. Em ambos os casos, o resultado é simplesmente mau. Primeiro porque não contribui para um mercado transparente e equitativo. Segundo porque passa ideias erradas aos clientes, indiciando na maioria dos casos, que quase tudo pode ser obtido por custo zero. Vejamos algumas dessas opiniões. 

  1. depois da cerimónia podemos sempre aproveitar as flores para as mesas - Sim podemos, mas para as mesas ? A confusão desta opinião é muito curiosa. Primeiro porque habitualmente as flores da cerimónia não são iguais às das mesas. Segundo, porque na maior parte das vezes, após a montagem estar efectuada, não há tempo útil para fazermos mudanças de materiais de um lado para outro. Poderia indicar ainda uma terceira razão, diz o bom senso que à frente dos convidados não devemos andar a mudar a casa, mas é uma mera opinião;
  2. decorar a igreja com elementos que não sejam flores - se alguém já tentou decorar uma igreja, sabe com certeza, que é um caso sério. Desde o local onde queremos instalar as flores, até o horário em que o podemos fazer e o que podemos ou não deixar, não digo que seja complicado ... é o que é!  na Igreja manda o Senhor Padre e há todo um formalismo que devemos respeitar;
  3. é sempre possível poupar ! - estamos de acordo e sempre que possível, podemos primar por escolhas inteligentes. O razoável é investir bem em pouco, e evitar a quantidade. Mas isso é, e só pode ser, uma decisão do cliente. Compete aos profissionais procurar e apresentar a melhor opção. Mas o que mais oiço são frases no ar, se é para falarmos claro, teremos que nos implicar no assunto, isto é opinar, darmos a nossa visão. É que poupar é uma situação simples, se não queremos gastar o que não temos, podemos sempre optar por : convidar menos pessoas, escolher uma ementa mais económica, contratar uma festa por um período mais curto, escolher um fotografo mais barato, escolher flores mais rústicas,  e etc, etc, etc, não podemos é apresentar gato por lebre, isso é que não;
  4. esta frase é dum portal e muito curiosa - sugere um jantar sem etiqueta para ser mais barato, sem etiqueta ? - esta pode ser a frase do ano. Seja um jantar sentado ou servido em buffet, o que determina essencialmente o custo per capita é a ementa em si. Se por acaso a etiqueta tenha a ver com o número de empregados de mesa, o valor pode baixar, mas é sempre um custo residual. Será que estão a pensar que os pratos depois de utilizados serão retirados pelos convidados ? Não tarda muito irão sugerir que cada um lave a sua loiça;

  5. negociar os descontos das wedding planner/organizador quando estes venderem todos os serviços - este conselho é também muito curioso e como todos os outros, causa ruído, confusão e forma a tal ideia errada sobre quase tudo. Admitimos que quem ventila estas frases sem conteúdo, não tenha argumentos para uma explicação clara sobre o assunto. Mas ainda mais interessante é constatar que são empresas que vendem exclusivamente, serviços de comunicação a passar este tipo de informação enviesada. Se não nos esquecermos, que estão a falar dos fornecedores de serviços de casamento, que pagam para anunciar na sua plataforma é bastante curioso ! Direi que é o cão a morder na mão do dono.

Para os noivos, clientes de primeira vez e que nada sabem do assunto, estas opiniões (e outras mais) são música para os seus ouvidos. Atrevo-me mesmo a dizer, que por este andar, um dia destes, ouviremos os tais falantes, dizerem-nos  que os noivos poderão negociar todo o casamento a custo zero, excepto ..... os seus próprios serviços, claro !

Como o tema é muito interessante, na próxima vez dedicaremos uma pequena missiva aos Noivos !

chegamos a 2017 !

é a primeira conversa do ano, a altura em que mantemos ainda viva e fresca, a memória dos planos, do que queremos, do que esperamos não aconteça e do que aguardamos com enorme expectativa, que seja um plano tornado realidade. Tal e qual como um casamento - sonho, expectativa e realidade.

Entre a nossa última conversa e hoje, algumas das ideias que esperavam o 2017, começam a ganhar corpo. Uma delas é um trabalho de equipa - algo que me deixa sempre muito motivada. Trabalhar com gente do ramo é sempre desafiante e muito divertido. Acho que reunimos um grupo muito engraçado, dinâmico e cheio de boas ideias. Por agora não posso revelar muito mais, mas estou certa que vocês vão ADORAR !

Outra novidade, novinha em folha, é que finalmente vamos colaborar com os Noivos num outro registo. Ainda mais perto, mais cara a cara e ensinando como chegar ao dia do casamento frescos e seguros. Como wedding planner, a nossa já longa experiência, tem-nos ensinado que apesar de toda a imensa informação excessiva e ruidosa, os noivos tem cada vez mais, dificuldade em atravessar de forma tranquila e segura, o período das escolhas. Iremos demonstrar de forma simples e eficaz, que para se ter a FESTA bonita e cheia de emoção, com que sempre se sonhou, não é necessário muito. Escolher o melhor fornecedor, as melhores flores e o espaço que se quer não é tarefa impossível. No final de cada workshop, chamemos-lhe assim por agora, terá uma agenda farta em DICAS e CONSELHOS inteligentes. Porque conhecemos por dentro este negócio, sabemos que apesar de toda a melhoria da oferta, nem sempre a qualidade da prestação dos serviços tem acompanhado este crescimento. E os efeitos nem sempre positivos, refletem-se tanto nos parceiros do ramo como nos clientes - os Noivos.  Vamos trabalhar informação valiosa, acrescentar valor aos profissionais e tornar tudo ainda mais transparente, para o cliente em geral. Apontar caminhos para se obter a preço JUSTO, o melhor SERVIÇO. Como vêm o ano está a começar muito BEM ! Vamos a isto ? e não se esqueçam de ter um FANTÁSTICO 2017.

df05aa7f86ca29b52fbd6d5a06197708.jpg

bye bye 2016 !

e o calendário é substituído por outro, fazemos planos, acarinhamos desejos, olhamos para a frente com um desejo incontornável de que seja sempre melhor. A vida tem muitos solavancos e a nossa também teve, mas somos terrivelmente optimistas, acreditamos sempre que no meio do menos bom, algo vai correr melhor mais cedo ou mais tarde. Acredito que o conta mesmo na nossa vida são as nossas intenções, a seriedade e os outros que nos rodeiam. Para quem acreditou em nós e depositou a sua confiança de peito aberto, estou agradecida pois contribuiu para o nosso crescimento e deu-nos a hipótese de sermos melhores. Para todos os que nos seguem e tem paciência para passar algum do seu tempo connosco, desejo especialmente que continuem a partilhar esta aventura connosco, com vocês é tudo muito mais interessante. Tenham um bom ano na nossa companhia, que o que termina hoje foi assim, divertido, emocionante e cheio de gente boa. Obrigado !

vamos conversar ?

sobre casamentos menos comuns e mais "fora da caixa". Nos dias que correm, todos queremos ser originais, impressionar os amigos, pôr de pé uma festa que perdure na memória dos nossos. Por aqui apoiamos sempre as queridas noivas, que nos trazem um projecto novo, que nos obrigam a pensar, a procurar aquele "click" muito especial. Particularmente, fico sempre muito motivada. Mas o depois é terrível ... para ambas deixem-me dizer-vos ! Habitualmente esta conversa começa pelo espaço - quer-se algo diferente, odeia-se a quinta, a sala do hotel é impessoal, a casa no campo não chega para tanta gente - enfim, só problemas. E depois quando se encontra aquela alternativa fantástica .... a vozinha interior começa a sabotar TUDO! serão que os pais vão gostar ? e os convidados ? não será tudo muito arriscado ? vamos ter frio ? vamos ter calor ?

omo uma IMAGEM vale mais que mil PALAVRAS, hoje trago para a conversa, uma PROPOSTA para PENSAREM. Este casamento aconteceu numa antiga fábrica, mas podia bem ser, num ARMAZÉM, analisem bem o assunto, eu acho simplesmente FANTÁSTICO e para que tudo dê certo, só precisam de confiar no vosso instinto, não ouvir as vozinhas e sonharem com algo muito idêntico - um lugar fora do COMUM, uma decoração ORIGINAL e um AMBIENTE perfeito ! por hoje é tudo, vou ali já venho e vocês fiquem bem.